Bem vind@ ao BrasiliaMinha!

Você descobriu alguma curiosidade sobre a praça da sua quadra? Fez uma pesquisa para um trabalho da escola? Escreveu o perfil de alguém na faculdade de Jornalismo? Trabalhou em alguma empresa que já fechou? Compartilhe aqui!!

Brasília e suas cidades satélites ainda são jovens. O objetivo do BrasiliaMinha é registrar as histórias da cidade antes que o tempo as leve embora. E essas histórias são suas: você, seus pais, seus amigos, seus ex-chefes… Já pensou a importância de cada pessoa e cada lugar na vida de todos nós?

É por isso que o BrasiliaMinha é um wiki: para que você possa ajudar a lembrar, recuperar e contar as pequenas histórias que fazem a história de nós, brasilienses. Homenageie um parente! Prestigie seus amigos! Escreva sobre o que você fez, lembra ou sabe sobre cada grande ou pequena coisa que faz Brasília ser o que é hoje!

A história está nas pequenas histórias. Está à nossa volta. Conte a sua!

Artigo da vez

SAB (supermercados)

Em retrospecto, parece até coisa dos antigos governos socialistas da Europa oriental – mas a SAB, sigla para Sociedade de Abastecimento de Brasília, tinha duas importantes missões quando foi criada pelo governo local em 1962: oferecer uma rede de mercados aos candangos, já que as grandes redes existentes nas cidades consolidadas do país demoraram a se instalar na nova capital, e incentivar a produção de alimentos industrializados e de hortifrutigranjeiros da agricultura do DF.

De quase monopolista no ramo da mercearia nos seus primeiros anos, a SAB conseguiu se manter competitiva durante as décadas de 1970 e 1980 frente a concorrentes locais e nacionais que se instalavam em Brasília, tais como Casas da Banha, Supermercado Slaviero, Supermercados Planalto, Rede Somar, Minibox e Jumbo. Nos anos 1990, porém, a rede de minimercados do Governo do Distrito Federal passou a perder terreno principalmente para as lojas menores das redes Carrefour e Pão de Açúcar.

→ leia mais...