Casas da Banha

Uma das mais conhecidas vítimas do Plano Collor, a rede de supermercados Casas da Banha, criada no Rio de Janeiro em 1955, chegou a ser a maior do país em meados dos anos 1980, com 288 lojas1). Pelo menos cinco delas ficavam em Brasília, Sobradinho e Taguatinga. Pesquisas preliminares na internet indicam que a empresa já estava instalada no Distrito Federal no ano de 1977.

Falência

Segundo um dos advogados da empresa, as Casas da Banha começaram a enfrentar problemas de caixa ainda em 1986, com o congelamento de preços determinado pelo Plano Cruzado I, que durou oito meses e obrigou a empresa a manter preços de vários produtos que estavam em promoção. O confisco estabelecido pelo Plano Collor complicou de vez a saúde financeira da empresa2). As lojas de todo o país foram sendo rapidamente fechadas a partir de 1992, após demissão de 3.500 funcionários. A empresa foi declarada falida em 1999.

Lojas

  • Na Asa Sul, havia uma loja no edifício Venâncio 2000, no segundo subsolo. Aparentemente foi a primeira das lojas no DF. A rampa de saída para carros era um dos principais locais de teste e aprendizado de controle de embreagem da capital sem ladeiras.

Pessoas

Você, um parente ou um amigo trabalhou aqui?

Edite esta seção e escreva você mesm@ o nome e o que esta pessoa fazia na empresa!

Referências

Discussão

Insira seu comentário:
L I D B B